sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

IDAM implanta Unidades Demosntrativas em Manaquiri

Nesta quarta-feira, 21, o blog Manaquiri Alerta acompanhou o Gerente Interino do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas de Manaquiri (IDAM/MQR) sr. Nelson Cascais, o Sub Secretário de Produção, sr. Sebastião Vicente e o Estagiário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), sr. Julian Peixe, que realizaram a implantação de duas unidades demonstrativas de capineira e plantio mecanizado de mandioca no Ramal do Barro Alto.


O projeto é uma parceria entre o IDAM, Prefeitura de Manaquiri e o produtor rural. O objetivo do projeto é mostrar a viabilidade da criação de gado em terra firme e o cultivo mecanizado da mandioca como forma de melhor aproveitamento da área de plantio da mandioca e a multiplicação da quantidade de raiz colhida.


A unidade demonstrativa de capineira foi implantada na propriedade do sr. Valcemir Feitoza (Pretinho), para demonstrar que é possível a criação de gado em terra firme sem ter que deslocá-lo para áreas de várzea, evitando mais um ônus para o produtor rural, já que na época das secas o produtor é obrigado pelo clima amazônico a levar o gado para área de várzea para não ter baixas no rebanho pois o pasto de terra firme fica muitas vezes seco com o forte calor do verão e nas cheias tem que buscar nos rios e igarapés próximos a sua propriedade a canarana, que é uma espécie de capim pobre em nutriente e que mantem o gado apenas vivo sem engordar os animais.


Já a unidade demonstrativa de plantio mecanizado de mandioca foi implantada na sede da Associação Maria Feitoza, que tem como presidente o sr. José Edson. O objetivo da unidade é demonstrar aos produtores rurais que a mecanização da área gera uma menor degradação do meio ambiente, triplica a quantidade de raiz colhida e prolonga o uso da área de plantio. No método tradicional o produtor colhe de 10 a 11 toneladas e após dois anos consecutivos de uso tem que migrar para uma nova área causando um novo desmatamento. Já no método mecanizado a mesma área consegue produzir de 30 a 40 toneladas, e é usada por tempo indeterminado, fazendo-se apenas a adubação e correção do solo.


Os produtores rurais ainda aproveitaram a visita dos técnicos do IDAM para tirarem algumas dúvidas sobre o plantio e cultivo de algumas culturas.



O Gerente Interino do IDAM/MQR sr. Nelson Cascais falou ainda que o instituto tem apoiado o produtor rural manaquiriense e que tem dado todo o suporte técnico necessário para fazer de Manaquiri um município autossuficiente em produtos agrícolas, e que é muito importante a interação entre o produtor rural com os técnicos do IDAM para gerar um produto de maior qualidade e rentabilidade para o mesmo.

Matéria: Haniel Cascais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário