sábado, 20 de agosto de 2011

Jair Souto dá entrevista exclusiva ao blog Manaquiri Alerta


O Prefeito de Manaquiri, Jair Souto, concedeu ontem a tarde uma entrevista exclusiva a Haniel Cascais que é repórter do Manaquiri Alerta. A entrevista abordou vários temas que estão em destaque dentro do município, como as obras do hospital, a UAB e a desativação da Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes.


Veja o que Jair Souto respondeu as perguntas feitas pelo repórter do Manaquiri Alerta:


1. Repórter: Jair, O que a Prefeitura de Manaquiri tem feito para apressar as obras do hospital? Você considera uma falta de responsabilidade da mesma, uma obra que era para durar apenas 2 meses e já passa de 1 ano e não é concluída?


Prefeito Jair Souto: Primeiro é um prazer está falando dessa situação e eu não me considero irresponsável, me considero extremamente responsável, tanto que os indicadores do nosso governo são extremamente positivos e estratégicos, eu acho que nós precisamos realmente focar, ter a consciência e fazer o melhor possível, e é essa a nossa consciência. É uma obra com recursos do governo do estado não é com recursos do município, e o governo do estado no início do seu governo nos repassou a primeira parcela e aí nós estamos aguardando assinar o aditivo pra poder receber a última parcela e o aditivo. Porque havia previsto a possibilidade de nós construirmos um grande hospital no Manaquiri, o governo nos chamou e nos colocou a perspectiva dessa reforma ser uma reforma com ampliação. Mas nesse primeiro momento nós não vamos mais construir um hospital grande, esse hospital ele será utilizado pra mais anos, portanto nós estamos inserindo nesta obra uma estrutura maior. Estamos convictos do nosso papel e acredito que esse ano é o ano da saúde no município de Manaquiri, nós vamos transformar Manaquiri em um município com eficiência e com grandes serviços a sociedade. Portanto eu estou com muita tranqüilidade, não considero em momento algum que aja irresponsabilidade, mas considero que acima de tudo é estratégia pra que nós não tenhamos como perder o convênio com o governo do estado.


2. Repórter: Jair, ouve-se os murmúrios que as obras teriam sido atrasadas propositalmente para fazer peso durante a campanha eleitoral de 2012, isso é verdade?


Prefeito Jair Souto: Primeiro, eu não utilizo desses artifícios, eu acho que na realidade no passado o município de Manaquiri nunca nem viveu obras, eu quero que você me leve em algum lugar e diga que algum outro prefeito construiu algo. Então, nós temos convicção disso e sabemos do nosso papel e nós não nos utilizamos desses métodos. Agora que tem muitas coisas para serem feitas, isso é verdade! Vamos realizar, vamos cumprir, e eu tenho certeza que quem vai sair ganhando com isso é a sociedade manaquiriense.


3. Repórter: Sobre a Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes, qual foi o motivo para a desativação e com isso a saúde ganha ou a educação perde?


Prefeito Jair Souto: Se você for avaliar a educação no município de Manaquiri comparado com o Brasil, Manaquiri está a frente uns 20 anos de acordo, isso de acordo com o Plano Nacional de Educação – PNE, as metas estabelecidas no plano nós já praticamente cumprimos hoje. O fechamento da Escola Antonia Jesuína, é a estratégia da construção de uma maior escola. Nenhum aluno está fora da sala de aula, até pelo contrário, nós criamos uma condição de ter esses alunos no CEMTI, pra nos colocar primeiro em condições de construir um posto de saúde com todas as condições de extensão desse atendimento na saúde, tanto que, exatamente, na realidade eu estou respondendo pelo o hospital como um voluntário do serviço público, mas que o hospital não é nem nosso, não é nem do município de Manaquiri, o hospital é do governo do estado, mas como a gente tem um convenio eu estou respondendo com toda a tranqüilidade. Então em fechar a Escola Antonia Jesuína não é tirar as crianças e mandar para casa, até pelo contrario, é colocar as crianças, criar uma situação e colocar as crianças, como nós colocamos, redistribuímos na rede, sobretudo no CEMTI, e transformar a escola em um posto de saúde porque acreditamos que é o local mais adequado e mais estratégico apara atender. O ano que vem nós temos como perspectiva construir mais escolas inclusive na área urbana.


4. Repórter: Sobre a questão da falta de internet no Pólo da UAB o que levou os cursos a serem suspensos, porque a Prefeitura não honrou com o compromisso de disponibilizar o sinal de internet?


Prefeito Jair Souto: Segunda-feira vá ao Pólo da UAB que o senhor vai ver a internet funcionando em dias, é outra estratégia essa questão da internet, nós temos que ter a consciência de que no município de Manaquiri, no estado do Amazonas como um todo e no Norte do país ninguém tem banda larga e se tem banda larga é com um custo altíssimo, eu estou lhe falando exatamente o seguinte, o que nós pagamos de internet fora do Amazonas, por exemplo, um sinal que nós pagamos aqui 22 mil reais, fora do estado do Amazonas, em outros ambientes no Brasil é em torno de 60 a 70 reais. Então, nós estávamos exatamente aguardando receber um sinal inclusive melhor, então o Pólo, que, aliás, quero até dizer que universidade não é atribuição do município, universidade para aqueles que não têm informação é uma atribuição do governo federal, o município ele entra nessa questão de investimento na formação superior, para que realmente seja resolvido, mas que não é nossa atribuição, se você estudar mais um pouco sobre as atribuições dos entes federados, Município, Estado e União, você vai ver que ao município cabe, são bases, isso quer dizer o seguinte, da creche ao ensino fundamental, ao governo do estado o ensino fundamental ao ensino médio e um pouco na formação superior, e o governo federal o ensino superior. Infelizmente o governo federal não está presente nos municípios, aqui, com muita dificuldade o governo do estado e o município tendo que enfrentar inclusive escola de formação superior. Eu acredito que o Município de Manaquiri já avançou muito, porque se você for lá ao prédio (UAB) você não vai encontrar nenhum do governo federal e nem do governo do estado, é o próprio município. Então é o município fazendo educação, na atenção básica, fazendo o básico e fazendo inclusive a formação superior. Então eu acho que o povo de Manaquiri, os jovens estão de parabéns, porque é um esforço muito grande para o município em fazer, em cumprir inclusive com a universidade.


Matéria: Haniel Cascais

12 comentários:

  1. O Prefeito diz q a obra é do Governo do Estado, isso é a pura verdade. Agora, cá p/ nós, dizer que é um prazer falar da situação caótica do hospital e considera que é uma estratégia para não perder o convênio c/ o Estado, isso sim é uma verdadeira idiotice!
    O Povo do Manaquiri tem q ser estratégico até na hora de ficar doente...

    ResponderExcluir
  2. O jair e a prefeitura, eles nao tem feito nada para ajudar o povo de manaquiri. isso SIM jair, é uma REALIDADE.. Crie Vegonha na sua cara prefeito e nos respeite e nos trate com mais seriedade.
    ISSO É UMA VERGONHA!

    ResponderExcluir
  3. Esses comentarios acimas no minimo deve ser de pessoas que são oposição e querem de qualquer forma prejudicar a administração publica, querem fazer oposição vamos ser justo se alguem nao gosta do prefeito é uma situação mas dizer q ele nao fez nada pelo municipio é muita mediocridade o que falar do pagamentos em dias, antes era vale q quando tinha...o predio da prefeitura ...a primeira escola de tempo integral do interior do estado do am... vai pras comunidades pra ver os avanços as obras ...agora essa questao do hospital todo mundo sabe que o convenio era de 600 mil porem so foi repassado a primeira parcela de 300 mil e a obra era apenas para reforma mas a secretaria de saude vendo a necessidade de ampliação entrou com pedido de aditivo no contrato com aumento no valor da obra e isso é burocratico e leva tempo mas o importante é que sera feito ...agora a oposição mostre alguma pelo menos uma obra que foi feita...ta dificil né?

    ResponderExcluir
  4. Inácia Medeiros....Não sou da Oposição, Não sou da Situação, mas sou FILHA DA TERRA e fico muito feliz ao visitar a cidade onde mora meu amado pai, sua amada esposa, meus avôs,tios e primos.... e ver o desenvolvimento da cidade, quando vou visita-los adoro sentar nos bancos próximo ao porto e ver como ele está lindo,a estrada está sempre perfeita melhor que muitas ruas de manaus chega da gosto dirigir, sem correr é claro,rsssssssss, a escola de tempo integral. E a energia? chegou na casa de meus avôs no LIMÃO.
    Quando meus amigos perguntam como está o Manaquiri? fico feliz, hoje tenho o que lista,rsssssss.Nos meus TRINTA e unsss anos, nunca vi tanto crescimento.
    Somente uma situação me deixa muito triste a minha mãe não está vendo todo este desenvolvimento, pois não está mais entre nós, ela ia adorar ver todo esse desenvolvimento, seu maior sonho era morar em sua terra Natal novamente, era APAIXONADA pelo MANAQUIRI.
    Sabemos que toda gestão tem problemas, atrasos..., mas tenho certeza que essa gestão não quer prejudicar a comunidade, seus números dizem isso.
    Sr. Haniel o sr. está de parabéns, a minha terrinha hoje tem voz.
    Sou apenas mais uma pessoa que está torcendo pelo crescimento de sua terra Natal.
    Abraços,
    Inácia Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Admiro a força de vontade do Prefeito em administrar nosso município, e até o parabenizo por isso. Vivo em Manaquiri há mais de 25 anos, sei muitissimo bem o quanto esta cidade evolui, quando falamos de evoluçao também falamos de mudanças, sejam elas positivas ou negativas. É impossível chegar em nosso municipio e não averiguar o seu desenvolvimento. Também tenho orgulho de falar a todos que aqui hoje há crescimento e qualidade de vida, contudo que faltam ainda alguns ajustes na saúde e educação, (prioridades do governo municipal atual), no entanto, gostaria de fazer somente uma ressalva na entrevista do Prefeito referente a internet no Pólo da UAB em Manaquiri, esta é de sua responsabilidade sim, uma vez que fora firmado um acordo formal de parceria entre Governo Federal, Ufam e Prefeitura Municipal de Manaquiri. Também acredito que isso não será problema para a sua admistração devido ao seu grande interesse em formar profissionais capacitados para atender a educação básica do município. Por isso, sinceramente aguardo uma retificação de suas palavras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. É verdade, na Prova Final Presencial da Ufam no dia 06 de Agosto foi lido um documento escrito da UFAM referente as responsabilidades de cada órgão citado no comentário acima. Neste documento foram suspensas as atividades no Pólo da UAB em Manaquiri devido à falta de internet. Acredito que não era um documento forjado pois foi lido pelos Professores da Ufam que vieram aplicar a Prova. Assim, também aguardo retificações coerentes ao documento em questão. Afinal, não se pode enganar a todos. Não é mesmo prefeito?

    ResponderExcluir
  7. Esse prefeito já fez muita coisa pela nossa cidade!Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Verdade seja dita: Fez muito!
    Daí, parou! E assim, como museu vive de passado, ele quer sobreviver das obras que realizou no passado.

    ResponderExcluir
  9. menossss bem menos o JAIR fez o que fez eo popo ainda está reclamando!!!!!!!

    Meu DEUS VÁ ENTENDER!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Sr. Prefeito Jair Solto por tudo que vem fazendo juntamente com parceria do Governo do Estado. Manaquiri quem te vui, quem te vêr. Dá até gosto de passar todos os FDS na Terrinha. MANAQUIRI LUGAR DE SER FELIZ!!!

    ResponderExcluir
  11. Manaquiri um dia já teve suas ruas todas esburacadas, teve tbm salários atrasados chegando até 5 mesês de atraso, hj minha terrinha já tem até Banco do Brasil... tá a cara da riqueza.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega reporter deste blog,muito boa sua atitude gostaria que voce
    entrevistasse alguns alunos do Estado sobre algumas professoras e professores
    que so gostam de receber, e no final do bimestre acusam os alunos e pais de alunos pela evasão e notas baixas ex:prof.educ. fisica ensino médio e de matematica ,tambem gostaria de saber se é verdade que o presidente do conselho municipal de Educação mora em Manaus´, sobre os professores em permuta no municipio sem trabalhar, espero resposta,confiamos em voce quanto ao Exmo. Sr. Prefeito a informação que eu tenho dos meus parentes e que o cara esta trabalhando por ele e por todos os que passaram,vou estar ai na inaugurção do estadio, mais um gol de placa do cara!!abraços

    ResponderExcluir