Imagem retirada da internet |
O Barco Fênix foi assaltado na madrugada de domingo para segunda na comunidade Boca do Jacaré no município de Manacapuru.
O barco que levava 160 pessoas a bordo (10 tripulantes e 150 passageiros) foi atacado por 6 piratas armados com escopetas e revolveres, os mesmos agrediram alguns passageiros, que estão sendo atendidos em um hospital em Manacapuru. Segundo relatos de passageiros 8 pessoas chegaram a saltar no rio durante o decorrer da ação.
Segundo o Soldado Helder Pinheiro do 7° Grupamento de Policia Militar que fica no Município de Manaquiri, uma senhora por nome Ana começou a entrar em contato com o 7° GPM através do 190 a partir das 02:00 h da manhã de hoje. Segundo o soldado a senhora relatou que eles ficaram sob a mira dos piratas durante o período de 2 horas, os piratas teriam embarcado no município de Coari e logo anunciaram o assalto e mandaram que todos os passageiros tirassem as roupas e descessem para o porão da embarcação. Feito isso eles recolheram todos os pertences dos passageiros e trancaram o porão e saíram em outra embarcação que partiu na direção de Coari, após isso o barco ficou a deriva por várias horas já que os piratas destruíram o motor e o rádio. De acordo com o relato do soldado, D. Ana entrou em contato com o 7° GPM das 02:00 h às 04:40 h pedindo socorro, o policial falou ainda que escutava aos fundos pessoas chorando e gritando desesperadas.
Depois disso os plantonistas em Manaquiri entraram em contato com o Comandante do GPM de Manacapuru e o Comando de Policia do Interior - CPI que tomaram as devidas providências. De acordo com o Soldado Helder os contatos cessaram por volta das 05:00 h da manhã, talvez pela correnteza ter distanciado o barco do sinal do serviço de emergência de Manaquiri.
Helder falou ainda que Manaquiri não teve como atender a essa ocorrência pelo município não ter apoio logístico. O 7° GPM não possui nenhuma viatura fluvial o que impede a Policia Militar de Manaquiri atender a esse tipo de ocorrência, ocasionando as vezes até a fuga de bandidos.
A maioria das comunidades de Manaquiri, só tem acesso por vias fluviais e a Policia Militar de Manaquiri só consegue chegar até essas comunidades quando a Prefeitura cede uma lancha ou quando a própria policia freta uma, o que torna o trabalho dos policiais de Manaquiri ainda mais dificultoso.
Modelo que poderia ajudar o 7° GPM (imagem retirada do flickr.com) |
O Soldado Helder Pinheiro faz um apelo às autoridades municipais e estaduais que concedam uma lancha apropriada para a Policia Militar de Manaquiri desenvolver um trabalho ainda melhor do que está sendo desenvolvido pela corporação.
Matéria: Haniel Cascais
POR FAVOR AUTORIDADES, MANDE PELO MENOS UMA CANOA COM MOTOR RABETA DE 5,5 HP PARA NÓS PELO MENOS TENTARMOS PEGAR OS BANDIDOS QUE ESTÃO COM LANCHAS MOTOR 200 HP
ResponderExcluir