Aconteceu nesta segunda, 1 °, um acidente na Comunidade do Cururuzinho no lago do Miraaua envovendo dois moradores daquela área, o acidente aconteceu por volta das 12:30 h que resultou na morte de Rosimar Pereira da Silva, 31 anos.
Foto retirada da internet (meramente ilustrativa) |
Rosimar estava com seu irmão Pedro Pereira serrando madeira nas proximidades da comunidade, após seu Pedro fazer a "cara do pau" (corte padrão para derrubada de árvores) Rosimar avistou as canoas que estavam no caminho de queda da árvore e pediu que seu irmão parasse de serrar para ele ir até onde as canoas estavam para retirá-las. Após Rosimar retirar as canoas avistou mais a frente dois motosserras que pertenciam ao irmão e ao sobrinho, foi quando tentou retirá-las, mas de maneira inesperada a árvore estalou e em seguida caiu sem dar chance alguma para Rosimar. Seu Pedro correu para socorrer o irmão e quando tomou-o nos braços escultou outro estalo, mas dessa vez era do pesço de seu irmão, rapidamente levou-o até a canoa e partiu para a comunidade, após 50 minutos de viagem do local do acidente até a comunidade, ligou imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - 192 para que enviassem até aquele local uma lancha para socorrer seu irmão. Seu Pedro não perdeu tempo, foi logo levando seu irmão em outra embarcação em direção a cidade de Manaquiri, 01:30 (uma hora e trinta minutos) depois encontrou-se com a lancha de resgate que lhes trouxeram até Manaquiri, aqui na cidade de Manaquiri receberam total apoio da Prefeitura que quis até leva-los de avião para Manaus, mas o avião só iria poder chegar as 17:00 h, tempo de mais para alguém nas condições de Rosimar aguardar, foi quando providenciaram uma lancha de 90 hp que chegou a Manaus às 16:00 h, seu Pedro relatou que faltou somente um pouco mais de atenção, pois a lancha de resgate demorou muito para chegar até o local, reclama ainda que já está na hora do município ter uma lancha adequada para fazer o serviço de resgate. Mas a demora não influênciaria nesse caso, pois Rosimar teve morte cerebral logo após o acidente.
Rosimar faleceu na madrugada de segunda para terça, era o caçula de 15 irmãos, deixou esposa e três filhos, um deles com apenas 2 meses de nascido que era o sonho realizado de Rosimar, o de ter um filho homem.
Forma padrão de corte para derrubada de árvores (cara do pau) |
Seu Pedro é serrador experiente e serra há muitos anos, mas Rosimar estava indo serrar apenas pela segunda vez, pois a poucos dias havia comprado sua motosserra. As familias de Rosimar e Pedro sobrevivem do estrativismo, pesca, lavoura e criação de animais.
Matéria fiel ao depoimento de Pedro Pereira, irmão de Rosimar Pereira.
Matéria: Haniel Cascais
Nenhum comentário:
Postar um comentário