sábado, 6 de agosto de 2011

Corpo de Bombeiros realiza curso de Brigada de Incêndio Florestal


O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC realizou nos dias 05 e 06 deste mês a Operação Céu Limpo, que tem por objetivo a conscientização dos produtores rurais e população sobre a forma correta de combater incêndios e os riscos das queimadas para o meio ambiente.


O curso de Brigada de Incêndio Florestal que tem como objetivo, de capacitar a população para estar preparado para combater de forma segura incêndios urbanos e florestais que possam ser ocasionados através da preparação de roçados (lavouras) ou de forma acidental, foi aplicado pelo Tenente J. Wilson e Sargento Renê.

  
No primeiro dia de curso os alunos iniciaram as aulas teóricas por volta das 10:00 h no auditório da prefeitura e tiveram instruções sobre:
  • Combate a Incêndio Urbano e Florestal;
  • Noções de Orientação por Bussola;
  • Primeiros Socorros.

No segundo dia iniciaram-se as atividades práticas no Ginásio Poliesportivo José Lins, com alongamento preparatório para as atividades de combate a incêndios, que foram realizadas nas proximidades da Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia - Coopfitos no km 04 da AM-354.


Na oportunidade o Secretário Municipal de Meio Ambiente Wandenberg Marques, enfatizou que os produtores rurais deverão procurar a secretaria para fazerem a queimada de forma legal e receber o apoio técnico dos brigadeiros de incêndio para não transformar a queimada de incêndio. Lembrou ainda que as multas para as queimadas ilegais podem variar entre R$ 100.000 (cem mil reais) e até 1.000.000 (um milhão de reais) ou ocasionar a prisão do infrator.
  
O curso contou ainda com a participação do Coordenador Municipal de Defesa Civil Denilson Aguiar e o Agente de Defesa Civil Aluízio Maduro.
  
O curso veio em boa hora, pois agora no período do verão as queimadas se multiplicam ocasionando varias doenças respiratórias e degradando de forma visível o meio ambiente.


Matéria: Haniel Cascais

Nenhum comentário:

Postar um comentário