terça-feira, 9 de agosto de 2011

Barco é assaltado nas proximidades de Manacapuru

Imagem retirada da internet

O Barco Fênix foi assaltado na madrugada de domingo para segunda na comunidade Boca do Jacaré no município de Manacapuru.

O barco que levava 160 pessoas a bordo (10 tripulantes e 150 passageiros) foi atacado por 6 piratas armados com escopetas e revolveres, os mesmos agrediram alguns passageiros, que estão sendo atendidos em um hospital em Manacapuru. Segundo relatos de passageiros 8 pessoas chegaram a saltar no rio durante o decorrer da ação.


Segundo o Soldado Helder Pinheiro do 7° Grupamento de Policia Militar que fica no Município de Manaquiri, uma senhora por nome Ana começou a entrar em contato com o 7° GPM através do 190 a partir das 02:00 h da manhã de hoje. Segundo o soldado a senhora relatou que eles ficaram sob a mira dos piratas durante o período de 2 horas, os piratas teriam embarcado no município de Coari e logo anunciaram o assalto e mandaram que todos os passageiros tirassem as roupas e descessem para o porão da embarcação. Feito isso eles recolheram todos os pertences dos passageiros e trancaram o porão e saíram em outra embarcação que partiu na direção de Coari, após isso o barco ficou a deriva por várias horas já que os piratas destruíram o motor e o rádio. De acordo com o relato do soldado, D. Ana entrou em contato com o 7° GPM das 02:00 h às 04:40 h pedindo socorro, o policial falou ainda que escutava aos fundos pessoas chorando e gritando desesperadas.

Depois disso os plantonistas em Manaquiri entraram em contato com o Comandante do GPM de Manacapuru e o Comando de Policia do Interior - CPI que tomaram as devidas providências. De acordo com o Soldado Helder os contatos cessaram por volta das 05:00 h da manhã, talvez pela correnteza ter distanciado o barco do sinal do serviço de emergência de Manaquiri.

Helder falou ainda que Manaquiri não teve como atender a essa ocorrência pelo município não ter apoio logístico. O 7° GPM não possui nenhuma viatura fluvial o que impede a Policia Militar de Manaquiri atender a esse tipo de ocorrência, ocasionando as vezes até a fuga de bandidos.

A maioria das comunidades de Manaquiri, só tem acesso por vias fluviais e a Policia Militar de Manaquiri só consegue chegar até essas comunidades quando a Prefeitura cede uma lancha ou quando a própria policia freta uma, o que torna o trabalho dos policiais de Manaquiri ainda mais dificultoso.

Modelo que poderia ajudar o 7° GPM (imagem retirada do flickr.com)

O Soldado Helder Pinheiro faz um apelo às autoridades municipais e estaduais que concedam uma lancha apropriada para a Policia Militar de Manaquiri desenvolver um trabalho ainda melhor do que está sendo desenvolvido pela corporação.

Matéria: Haniel Cascais

Um comentário:

  1. POR FAVOR AUTORIDADES, MANDE PELO MENOS UMA CANOA COM MOTOR RABETA DE 5,5 HP PARA NÓS PELO MENOS TENTARMOS PEGAR OS BANDIDOS QUE ESTÃO COM LANCHAS MOTOR 200 HP

    ResponderExcluir