O Prefeito de Manaquiri, Jair Souto, concedeu ontem a tarde uma entrevista exclusiva a Haniel Cascais que é repórter do Manaquiri Alerta. A entrevista abordou vários temas que estão em destaque dentro do município, como as obras do hospital, a UAB e a desativação da Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes.
Veja o que Jair Souto respondeu as perguntas feitas pelo repórter do Manaquiri Alerta:
1. Repórter: Jair, O que a Prefeitura de Manaquiri tem feito para apressar as obras do hospital? Você considera uma falta de responsabilidade da mesma, uma obra que era para durar apenas 2 meses e já passa de 1 ano e não é concluída?
Prefeito Jair Souto: Primeiro é um prazer está falando dessa situação e eu não me considero irresponsável, me considero extremamente responsável, tanto que os indicadores do nosso governo são extremamente positivos e estratégicos, eu acho que nós precisamos realmente focar, ter a consciência e fazer o melhor possível, e é essa a nossa consciência. É uma obra com recursos do governo do estado não é com recursos do município, e o governo do estado no início do seu governo nos repassou a primeira parcela e aí nós estamos aguardando assinar o aditivo pra poder receber a última parcela e o aditivo. Porque havia previsto a possibilidade de nós construirmos um grande hospital no Manaquiri, o governo nos chamou e nos colocou a perspectiva dessa reforma ser uma reforma com ampliação. Mas nesse primeiro momento nós não vamos mais construir um hospital grande, esse hospital ele será utilizado pra mais anos, portanto nós estamos inserindo nesta obra uma estrutura maior. Estamos convictos do nosso papel e acredito que esse ano é o ano da saúde no município de Manaquiri, nós vamos transformar Manaquiri em um município com eficiência e com grandes serviços a sociedade. Portanto eu estou com muita tranqüilidade, não considero em momento algum que aja irresponsabilidade, mas considero que acima de tudo é estratégia pra que nós não tenhamos como perder o convênio com o governo do estado.
2. Repórter: Jair, ouve-se os murmúrios que as obras teriam sido atrasadas propositalmente para fazer peso durante a campanha eleitoral de 2012, isso é verdade?
Prefeito Jair Souto: Primeiro, eu não utilizo desses artifícios, eu acho que na realidade no passado o município de Manaquiri nunca nem viveu obras, eu quero que você me leve em algum lugar e diga que algum outro prefeito construiu algo. Então, nós temos convicção disso e sabemos do nosso papel e nós não nos utilizamos desses métodos. Agora que tem muitas coisas para serem feitas, isso é verdade! Vamos realizar, vamos cumprir, e eu tenho certeza que quem vai sair ganhando com isso é a sociedade manaquiriense.
3. Repórter: Sobre a Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes, qual foi o motivo para a desativação e com isso a saúde ganha ou a educação perde?
Prefeito Jair Souto: Se você for avaliar a educação no município de Manaquiri comparado com o Brasil, Manaquiri está a frente uns 20 anos de acordo, isso de acordo com o Plano Nacional de Educação – PNE, as metas estabelecidas no plano nós já praticamente cumprimos hoje. O fechamento da Escola Antonia Jesuína, é a estratégia da construção de uma maior escola. Nenhum aluno está fora da sala de aula, até pelo contrário, nós criamos uma condição de ter esses alunos no CEMTI, pra nos colocar primeiro em condições de construir um posto de saúde com todas as condições de extensão desse atendimento na saúde, tanto que, exatamente, na realidade eu estou respondendo pelo o hospital como um voluntário do serviço público, mas que o hospital não é nem nosso, não é nem do município de Manaquiri, o hospital é do governo do estado, mas como a gente tem um convenio eu estou respondendo com toda a tranqüilidade. Então em fechar a Escola Antonia Jesuína não é tirar as crianças e mandar para casa, até pelo contrario, é colocar as crianças, criar uma situação e colocar as crianças, como nós colocamos, redistribuímos na rede, sobretudo no CEMTI, e transformar a escola em um posto de saúde porque acreditamos que é o local mais adequado e mais estratégico apara atender. O ano que vem nós temos como perspectiva construir mais escolas inclusive na área urbana.
4. Repórter: Sobre a questão da falta de internet no Pólo da UAB o que levou os cursos a serem suspensos, porque a Prefeitura não honrou com o compromisso de disponibilizar o sinal de internet?
Prefeito Jair Souto: Segunda-feira vá ao Pólo da UAB que o senhor vai ver a internet funcionando em dias, é outra estratégia essa questão da internet, nós temos que ter a consciência de que no município de Manaquiri, no estado do Amazonas como um todo e no Norte do país ninguém tem banda larga e se tem banda larga é com um custo altíssimo, eu estou lhe falando exatamente o seguinte, o que nós pagamos de internet fora do Amazonas, por exemplo, um sinal que nós pagamos aqui 22 mil reais, fora do estado do Amazonas, em outros ambientes no Brasil é em torno de 60 a 70 reais. Então, nós estávamos exatamente aguardando receber um sinal inclusive melhor, então o Pólo, que, aliás, quero até dizer que universidade não é atribuição do município, universidade para aqueles que não têm informação é uma atribuição do governo federal, o município ele entra nessa questão de investimento na formação superior, para que realmente seja resolvido, mas que não é nossa atribuição, se você estudar mais um pouco sobre as atribuições dos entes federados, Município, Estado e União, você vai ver que ao município cabe, são bases, isso quer dizer o seguinte, da creche ao ensino fundamental, ao governo do estado o ensino fundamental ao ensino médio e um pouco na formação superior, e o governo federal o ensino superior. Infelizmente o governo federal não está presente nos municípios, aqui, com muita dificuldade o governo do estado e o município tendo que enfrentar inclusive escola de formação superior. Eu acredito que o Município de Manaquiri já avançou muito, porque se você for lá ao prédio (UAB) você não vai encontrar nenhum do governo federal e nem do governo do estado, é o próprio município. Então é o município fazendo educação, na atenção básica, fazendo o básico e fazendo inclusive a formação superior. Então eu acho que o povo de Manaquiri, os jovens estão de parabéns, porque é um esforço muito grande para o município em fazer, em cumprir inclusive com a universidade.
Matéria: Haniel Cascais