segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pequeno avião faz manobras arriscadas na orla da cidade de Manaquiri

Veja como passou a menos de 5 metros do flutuante

Um avião anfíbio, modelo Cessna 208 Caravan, com código PT - WRU realizou no último sábado, 20, várias manobras arriscadas na orla da cidade de Manaquiri.


O avião transportava o Dep. Federal Átila Lins que veio conferir a última noite do 1° Festival Folclórico de Manaquiri.  A aeronave realizou as manobras arriscadas após a decolagem. Enquanto decolava quase atropelou uma pequena canoa que navegava em frente à cidade, depois realizou por duas vezes um vôo rasante sobre um flutuante que fica próximo a Colônia dos Pescadores, passando a menos de cinco metros da cobertura do local e colocando de forma direta e irresponsável a vida das pessoas e inclusive de crianças que ali estavam.




Várias pessoas que estavam nas proximidades do porto, puderam presenciar o fato e se surpreenderam com as manobras arriscadas realizadas pelo piloto.


Pela noite, o Dep. Federal Átila Lins disse ao blog Manaquiri Alerta que não chegou a ver os fatos pois havia saído em uma lancha logo assim que a aeronave aterrissou.




 Quando indagado se ainda iria contratar a mesma empresa, respondeu o seguinte "posso contratar, mas com outro piloto", disse ainda que levará os fatos a empresa contratada, para que a mesma tome as devidas providências.


A produção do blog Manaquiri Alerta fez uma rápida pesquisa na internet e descobriu que de acordo com alguns sítios a aeronave Cessna 208 Caravan, com código PT - WRU pertence a Rico Taxi Aéreo, já outros sítios relatam que pertence a Aeromanaus Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos Ltda. O blog contatou as duas empresas por meio de e-mail e aguarda respostas por meio de nota. A produção do blog denunciou ainda os fatos para a Infraero e ANAC, e também aguarda a respostas das mesmas.


Matéria: Haniel Cascais

domingo, 21 de agosto de 2011

Jair Souto firma compromisso com Manaquiri Alerta


O Prefeito de Manaquiri, Jair Souto, firmou compromisso durante entrevista com Haniel Cascais que é repórter do blog Manaquiri Alerta, que na segunda-feira, 22, a internet da UAB será ligada.

Para os leitores que não acompanharam as matérias sobre a UAB, a mesma está com os cursos de Ciências Agrárias e Artes Plásticas suspensos pelo período de um mês, tudo porque a Prefeitura de Manaquiri não honrou com o compromisso feito no dia da inauguração do Pólo Universitário.

Durante a entrevista Jair Souto foi indagado sobre a situação dos alunos da UAB que se encontram sem internet, após a pergunta disse o seguinte a Haniel Cascais, "segunda-feira vá ao Pólo da UAB que o senhor vai ver a internet funcionando em dias".


Amanhã, as 17:00 h, a produção do blog Manaquiri Alerta estará no Pólo da UAB para conferir se realmente a internet estará ligada, e verificará ainda, se a velocidade é boa quando todas os computadores do Laboratório de Informática estão conectados ao mesmo tempo.

Você é nosso convidado para estar lá e conferir junto com nossa produção.


Matéria: Haniel Cascais

sábado, 20 de agosto de 2011

Jair Souto dá entrevista exclusiva ao blog Manaquiri Alerta


O Prefeito de Manaquiri, Jair Souto, concedeu ontem a tarde uma entrevista exclusiva a Haniel Cascais que é repórter do Manaquiri Alerta. A entrevista abordou vários temas que estão em destaque dentro do município, como as obras do hospital, a UAB e a desativação da Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes.


Veja o que Jair Souto respondeu as perguntas feitas pelo repórter do Manaquiri Alerta:


1. Repórter: Jair, O que a Prefeitura de Manaquiri tem feito para apressar as obras do hospital? Você considera uma falta de responsabilidade da mesma, uma obra que era para durar apenas 2 meses e já passa de 1 ano e não é concluída?


Prefeito Jair Souto: Primeiro é um prazer está falando dessa situação e eu não me considero irresponsável, me considero extremamente responsável, tanto que os indicadores do nosso governo são extremamente positivos e estratégicos, eu acho que nós precisamos realmente focar, ter a consciência e fazer o melhor possível, e é essa a nossa consciência. É uma obra com recursos do governo do estado não é com recursos do município, e o governo do estado no início do seu governo nos repassou a primeira parcela e aí nós estamos aguardando assinar o aditivo pra poder receber a última parcela e o aditivo. Porque havia previsto a possibilidade de nós construirmos um grande hospital no Manaquiri, o governo nos chamou e nos colocou a perspectiva dessa reforma ser uma reforma com ampliação. Mas nesse primeiro momento nós não vamos mais construir um hospital grande, esse hospital ele será utilizado pra mais anos, portanto nós estamos inserindo nesta obra uma estrutura maior. Estamos convictos do nosso papel e acredito que esse ano é o ano da saúde no município de Manaquiri, nós vamos transformar Manaquiri em um município com eficiência e com grandes serviços a sociedade. Portanto eu estou com muita tranqüilidade, não considero em momento algum que aja irresponsabilidade, mas considero que acima de tudo é estratégia pra que nós não tenhamos como perder o convênio com o governo do estado.


2. Repórter: Jair, ouve-se os murmúrios que as obras teriam sido atrasadas propositalmente para fazer peso durante a campanha eleitoral de 2012, isso é verdade?


Prefeito Jair Souto: Primeiro, eu não utilizo desses artifícios, eu acho que na realidade no passado o município de Manaquiri nunca nem viveu obras, eu quero que você me leve em algum lugar e diga que algum outro prefeito construiu algo. Então, nós temos convicção disso e sabemos do nosso papel e nós não nos utilizamos desses métodos. Agora que tem muitas coisas para serem feitas, isso é verdade! Vamos realizar, vamos cumprir, e eu tenho certeza que quem vai sair ganhando com isso é a sociedade manaquiriense.


3. Repórter: Sobre a Escola Municipal Antonia Jesuína de Moraes, qual foi o motivo para a desativação e com isso a saúde ganha ou a educação perde?


Prefeito Jair Souto: Se você for avaliar a educação no município de Manaquiri comparado com o Brasil, Manaquiri está a frente uns 20 anos de acordo, isso de acordo com o Plano Nacional de Educação – PNE, as metas estabelecidas no plano nós já praticamente cumprimos hoje. O fechamento da Escola Antonia Jesuína, é a estratégia da construção de uma maior escola. Nenhum aluno está fora da sala de aula, até pelo contrário, nós criamos uma condição de ter esses alunos no CEMTI, pra nos colocar primeiro em condições de construir um posto de saúde com todas as condições de extensão desse atendimento na saúde, tanto que, exatamente, na realidade eu estou respondendo pelo o hospital como um voluntário do serviço público, mas que o hospital não é nem nosso, não é nem do município de Manaquiri, o hospital é do governo do estado, mas como a gente tem um convenio eu estou respondendo com toda a tranqüilidade. Então em fechar a Escola Antonia Jesuína não é tirar as crianças e mandar para casa, até pelo contrario, é colocar as crianças, criar uma situação e colocar as crianças, como nós colocamos, redistribuímos na rede, sobretudo no CEMTI, e transformar a escola em um posto de saúde porque acreditamos que é o local mais adequado e mais estratégico apara atender. O ano que vem nós temos como perspectiva construir mais escolas inclusive na área urbana.


4. Repórter: Sobre a questão da falta de internet no Pólo da UAB o que levou os cursos a serem suspensos, porque a Prefeitura não honrou com o compromisso de disponibilizar o sinal de internet?


Prefeito Jair Souto: Segunda-feira vá ao Pólo da UAB que o senhor vai ver a internet funcionando em dias, é outra estratégia essa questão da internet, nós temos que ter a consciência de que no município de Manaquiri, no estado do Amazonas como um todo e no Norte do país ninguém tem banda larga e se tem banda larga é com um custo altíssimo, eu estou lhe falando exatamente o seguinte, o que nós pagamos de internet fora do Amazonas, por exemplo, um sinal que nós pagamos aqui 22 mil reais, fora do estado do Amazonas, em outros ambientes no Brasil é em torno de 60 a 70 reais. Então, nós estávamos exatamente aguardando receber um sinal inclusive melhor, então o Pólo, que, aliás, quero até dizer que universidade não é atribuição do município, universidade para aqueles que não têm informação é uma atribuição do governo federal, o município ele entra nessa questão de investimento na formação superior, para que realmente seja resolvido, mas que não é nossa atribuição, se você estudar mais um pouco sobre as atribuições dos entes federados, Município, Estado e União, você vai ver que ao município cabe, são bases, isso quer dizer o seguinte, da creche ao ensino fundamental, ao governo do estado o ensino fundamental ao ensino médio e um pouco na formação superior, e o governo federal o ensino superior. Infelizmente o governo federal não está presente nos municípios, aqui, com muita dificuldade o governo do estado e o município tendo que enfrentar inclusive escola de formação superior. Eu acredito que o Município de Manaquiri já avançou muito, porque se você for lá ao prédio (UAB) você não vai encontrar nenhum do governo federal e nem do governo do estado, é o próprio município. Então é o município fazendo educação, na atenção básica, fazendo o básico e fazendo inclusive a formação superior. Então eu acho que o povo de Manaquiri, os jovens estão de parabéns, porque é um esforço muito grande para o município em fazer, em cumprir inclusive com a universidade.


Matéria: Haniel Cascais

Prefeitura de Manaquiri atrasa bolsa de apoio aos universitários


Alunos de Manaquiri na UEA / Careiro

As bolsas que são de apoio aos estudantes que fazem faculdade em outras cidades próximas a Manaquiri, pagas pela prefeitura no valor de R$ 200,00 estão atrasadas e não há dia certo para o pagamento das mesmas, quase todos os meses os valores saem atrasados.
 
 
Nos meses de janeiro, fevereiro e março, período em que principalmente os acadêmicos da UEA estavam em estágio e precisavam da bolsa para o transporte até o município Careiro onde fazem faculdade, não puderam contar com o auxílio da bolsa e tiveram até que pedir ajuda de familiares e amigos para não perderem o estágio.
 
 
Como afirmam eles, "muita das vezes vamos a pé para a entrada do Manaquiri a procura de carona, e raras são as vezes conseguimos, quando a bolsa sai já não dá pra pagar nem a metade do que devemos com transporte, pois alguns pagam Kombi lotação e outros compram combustível para irem em seus transportes.
 
 
Vários acadêmicos já procuraram até os vereadores para que os mesmos pudessem procurar solucionar o problema, mais nada foi resolvido até agora. Não é nenhuma novidade para nós manaquirienses que os vereadores não se interessam por nossos problemas.
 
 
Ainda segundo os universitários, o Sr. Nelson Pastor que é funcionário da prefeitura disse que a mesma não iria efetuar os pagamentos dos meses atrasados, depois voltou atrás e disse que a prefeitura iria efetuar o pagamento, mão não sabe dizer quando.
 
 
Os universitários pedem apenas que a prefeitura pague os meses atrasados e faça o pagamento no dia certo e não fique apenas prometendo.
 
 
Matéria: Haniel Cascais


Você lembra do hospital?


Você lembra do hospital? Não, não estou me referindo aquele que fica situado a Rua Francisco Jacob no bairro Laranjeiras. Refiro-me ao Hospital Raimundo Rodrigues Irmão, sim, aquele que fica situado a Rua Bom Jesus, Centro da cidade. Ainda não lembrou? Vê se lembra agora.


Lembrou? Que bom que você lembrou, eu fiquei até com medo de você não lembrar mais!

Você sabe por que ele está parado? Não? Acalme-se, eu irei lhe falar. É porque ele saiu em reforma de 2 meses apenas, mas já está funcionando, totalmente revitalizado, com equipamentos novos, jardim e muito mais. Nem parece hospital! Como eu gostaria de dar essa notícia, é uma pena que tudo isso que falei anteriormente não seja verdade, exceto pela obra de reforma que estava prevista para 2 meses.


Pena que essa reforma rápida é só no papel, pois faz mais de um ano que o hospital está totalmente parado. Mas não se preocupe, nós temos nossos ilustres vereadores que estão fiscalizando e lutando para agilizar essa obra. Como? O que você disse? Eles não estão?

Pelo menos até agora não se ouviu falar nada, talvez com essa matéria alguém corra atrás do tempo perdido e do prejuízo, porque a Unidade Básica de Saúde - UBS Agassis Machado já está sobrecarregada e os pacientes e funcionários vivem literalmente um aperto, pois a UBS é muito pequena se comparada com o hospital. Sem contar que não disponibiliza de aparelho de Raios-X, centro cirúrgico e os dentistas não possuem material para o tratamento de restauração de dentes.

Ele se encontra assim, totalmente com as obras paralidas!

O apelo da população manaquiriense, com certeza é que entreguem o mais breve possível o nosso hospital para termos um atendimento ainda melhor que o atual. Por favor, senhores vereadores cumpram com pelo menos uma de suas atribuições que é a de fiscalizar, e Sr. Prefeito como representante legal do povo pressione um pouco mais o estado para que o hospital seja entregue o mais rápido possível a população de Manaquiri para que assim tenhamos um atendimento hospitalar digno e de qualidade.

Matéria: Haniel Cascais

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1° Festival Folclórico de Manaquiri


Começou ontem, 19, o 1° Festival Folclórico de Manaquiri que é uma realização da Prefeitura de Manaquiri através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte - SEMECE. O festival iniciou nessa quinta-feira com a apresentação de 9 danças que foram realizadas pelas Escolas Municipais, Pró-jovem e Grupo de Idosos.


O festival reúne várias organizações da sede e do interior do município, que apresentam quadrilhas e cirandas.



Na primeira noite o público já mostrou que apóia a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte - SEMECE comparecendo em peso, chegando até a ultrapassar em número o Arraial de São Pedro e o Fest Gospel que são festas populares em Manaquiri. Ouve-se até boatos que o festival foi criado para ser a festa mais importante do calendário festivo do município. Hoje essa posição é ocupada pelo Arraial de São Pedro, mas pela demonstração de apoio do público o festival folclórico passará a ser a festa mais importante de Manaquiri. Segundo a Polícia Militar de Manaquiri, cerca de 3.000 pessoas compareceram na primeira noite de festival e a expectativa de público é ainda maior para a segunda e terceira noite de festa.

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar e Guarda Municipal tem trabalhado para minimizar o número de ocorrências e o tráfico de drogas no município fiscalizando de perto a movimentação durante todo o festival.


Aqui estão algumas das fotos tiradas pelo blog durante o festival, as mesmas estão liberadas para nossos leitores copiarem somente para uso caseiro e não para divulgação e ou promoção de quaisquer outro meio de comunicação.





























Não perca a oportunidade de se divertir e prestigiar o 1° Festival Folclórico de Manaquiri que está super animado. O festival propicia um bom ambiente familiar e é indicado para as crianças conhecerem um pouco sobre nossa cultura. Nessa sexta-feira, o festival iniciará as 19:00 h.


Obs.: é totalmente proibido a retirada de qualquer imagem, texto, áudio ou vídeo deste sítio para a divulgação em qualquer um dos meios de comunicação existentes, podendo até chegar a ser enquadrado dentro da LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 que trata da questão dos direitos autorais. Então evite problemas, não viole esse direito que é de todos. Tudo o que está contido nesse blog só pode ser copiado se for para uso caseiro.

Matéria: Haniel Cascais

sábado, 13 de agosto de 2011

Prefeitura não honra compromisso e UAB suspende cursos



A Universidade Aberta do Brasil - UAB Pólo Manaquiri, que coordena os cursos de Artes Plásticas e Ciências Agrárias suspendeu os cursos pois a Prefeitura de Manaquiri não honrou com o compromisso de disponibilizar o acesso a Internet no Laboratório de Informática da UAB. Os alunos se encontram desde o início dos cursos no dia 03 de Junho sem acesso a Internet, os mesmos estão preocupados agora é com a sua situação pois batalharão muito por esses cursos. Esse compromisso foi firmado com a universidade pelo próprio prefeito perante os alunos da UAB no dia da inauguração do Pólo.
 
 
 
A Universidade Federal do Amazonas - UFAM, já havia comunicado a Prefeitura que se não honrasse com o compromisso o curso seria suspenso, mas a Prefeitura de Manaquiri, pelo visto, não deu a mínima importância para isso. O pior de tudo, é que os principais prejudicados são os alunos e a imagem do município que fica caracterizado como "município sem qualquer compromisso com a educação".
 
 
A suspensão do curso durará apenas 1 mês, e será como um aviso prévio a Prefeitura de Manaquiri de que o Governo Federal, através da UAB e UFAM não está brincando com a educação.
 
 
Fica aí o apelo dos 110 alunos para que a Prefeitura de Manaquiri sensibilize-se e cumpra com as sua promessas antes que a UFAM tome outras providências ainda mais drásticas.
 
 
Matéria: Haniel Cascais

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nota do Autor

Aos leitores e comentaristas.

O blog Manaquiri Alerta jamais teve a intenção de humilhar, destratar  ou expor de forma leviana,  quaisquer pessoa, seja ela física ou jurídica.

Nossa intenção é simplesmente promover a informação, algo que o município de Manaquiri é tão carente.

Se por ventura ferirmos ou magoarmos alguém durante todo o decorrer do trabalho desse blog, desde já pedimos as nossas mais sinceras desculpas e se preciso for, nos retrataremos. Mas que fique claro, que o nosso dever, doa a quem doer, é o de levar a informação e tentar deixar o mais claro possível todos os fatos aqui ocorridos!

Sem mais,



Haniel Cascais
Autor do Blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Manaquiri fora de serviço!


Manaquiri passou mais um fim de semana, 05,06 e 07, sem o serviço de telefonia móvel.

A única operadora do município deixou os 20 mil habitantes incomunicáveis via celular, o que causou um transtorno terrível para os moradores do município. O serviço de telefonia móvel veio apresentar melhoras já pela segunda-feira.

Não é a primeira vez que a Operadora de Telefonia Oi deixa os habitantes de Manaquiri incomunicáveis, o mesmo problema já se apresentou diversas e nenhuma providência foi tomada pelas autoridades competentes.

Creio que já está na hora de ter um abaixo-assinado solicitando outra operadora que tenha um verdadeiro comprometimento com seus clientes, e que não deixe a sociedade sem respostas quando houver problemas parecidos.

O pior do problema é saber que a operadora age como se nada tivesse acontecido.

O blog Manaquiri Alerta está aberto a resposta da Oi, que não é tão simples assim!


Matéria: Haniel Cascais

Barco é assaltado nas proximidades de Manacapuru

Imagem retirada da internet

O Barco Fênix foi assaltado na madrugada de domingo para segunda na comunidade Boca do Jacaré no município de Manacapuru.

O barco que levava 160 pessoas a bordo (10 tripulantes e 150 passageiros) foi atacado por 6 piratas armados com escopetas e revolveres, os mesmos agrediram alguns passageiros, que estão sendo atendidos em um hospital em Manacapuru. Segundo relatos de passageiros 8 pessoas chegaram a saltar no rio durante o decorrer da ação.


Segundo o Soldado Helder Pinheiro do 7° Grupamento de Policia Militar que fica no Município de Manaquiri, uma senhora por nome Ana começou a entrar em contato com o 7° GPM através do 190 a partir das 02:00 h da manhã de hoje. Segundo o soldado a senhora relatou que eles ficaram sob a mira dos piratas durante o período de 2 horas, os piratas teriam embarcado no município de Coari e logo anunciaram o assalto e mandaram que todos os passageiros tirassem as roupas e descessem para o porão da embarcação. Feito isso eles recolheram todos os pertences dos passageiros e trancaram o porão e saíram em outra embarcação que partiu na direção de Coari, após isso o barco ficou a deriva por várias horas já que os piratas destruíram o motor e o rádio. De acordo com o relato do soldado, D. Ana entrou em contato com o 7° GPM das 02:00 h às 04:40 h pedindo socorro, o policial falou ainda que escutava aos fundos pessoas chorando e gritando desesperadas.

Depois disso os plantonistas em Manaquiri entraram em contato com o Comandante do GPM de Manacapuru e o Comando de Policia do Interior - CPI que tomaram as devidas providências. De acordo com o Soldado Helder os contatos cessaram por volta das 05:00 h da manhã, talvez pela correnteza ter distanciado o barco do sinal do serviço de emergência de Manaquiri.

Helder falou ainda que Manaquiri não teve como atender a essa ocorrência pelo município não ter apoio logístico. O 7° GPM não possui nenhuma viatura fluvial o que impede a Policia Militar de Manaquiri atender a esse tipo de ocorrência, ocasionando as vezes até a fuga de bandidos.

A maioria das comunidades de Manaquiri, só tem acesso por vias fluviais e a Policia Militar de Manaquiri só consegue chegar até essas comunidades quando a Prefeitura cede uma lancha ou quando a própria policia freta uma, o que torna o trabalho dos policiais de Manaquiri ainda mais dificultoso.

Modelo que poderia ajudar o 7° GPM (imagem retirada do flickr.com)

O Soldado Helder Pinheiro faz um apelo às autoridades municipais e estaduais que concedam uma lancha apropriada para a Policia Militar de Manaquiri desenvolver um trabalho ainda melhor do que está sendo desenvolvido pela corporação.

Matéria: Haniel Cascais

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Criança de 9 anos morre por negligência de pai em Manaquiri


Na noite do último domingo, 7, por volta das 19:00 h uma criança morreu afogada em um dos igarapés da cidade de Manaquiri.

Sebastião Rodrigues da Silva, 29, saiu por volta das 15:00 h a convite de um vizinho para ir ao Brega N'água, Sabrina Cardoso da Silva, 9, pediu a sua mãe para ir junto com o pai, mas a mesma não deixou pois ela não sabia nadar. Sabrina foi persistente, e de tanto insistir sua mãe autorizou.

Segundo o próprio pai, ele havia consumido em torno de 8 latas de cerveja até o momento da saída do Brega N'água.

Por volta das 19:00 h, Sebastião deixou o Brega N'água junto com a filha Sabrina, em uma canoa, e tinha a intenção de chegar a sua residência, mas não foi possível pois no meio da viagem foi surpreendido por uma lancha que propiciou um banzeiro alagando a canoa que eles encontravam-se.

Canoa utilizada por Sebastião e Sabrina


Sabrina que não sabia nadar se agarrou ao pescoço do pai, ele logo pediu que ela soltasse e segurasse na sua mão, mas ela só veio a largar do pescoço dele meia hora depois, foi então que segurou a mão dele mais Sabrina acabou largando-a sem dar chances para o padrasto resgatá-la e indo direto para o fundo. Tudo ocorreu perto de uma bola de capim no igarapé que dá acesso ao Bairro do Conjunto Novo, nas proximidades do IDAM.


Logo que Sebastião chegou à margem descansou por cerca de 20 minutos e correu para avisar a sua esposa, foi quando por volta das 22:00 h a Policia Civil de Manaquiri foi avisada e deu inicio as buscas junto com populares sensibilizados pelo acontecimento. A busca se estendeu por toda a noite e pela manhã contou com os mergulhadores do Corpo de Bombeiros.


Del. Manoel Bastos acompanhou o caso
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros













Sabrina teve o rosto totalmente desfigurado pelo ataque das piranhas.




Imagem distorcida


O corpo seguiu de imediato para o Instituto Médico Legal - IML em Manaus onde passou pelo processo de perícia para se saber o que realmente aconteceu na noite de ontem.

Sebastião da Silva, pai de Sabrina


Durante todo o período de buscas do corpo e exame de autópsia, Sebastião esteve detido para maiores esclarecimentos, mas foi liberado logo início da tarde.

Matéria: Haniel Cascais
Obs: queridos leitores, após o contato de um de nossos comentaristas que não quis se identificar, a nossa produção reeditou a matéria, pois fomos informados que o Sr. Sebastião da Silva não era padrasto de Sabrina da Silva e sim o pai da mesma.