segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Medicamentos são encontrados na lixeira pública de Manaquiri

Após denúncias de descarte irregular de medicamentos e lixo hospitalar, a Secretaria de Meio Ambiente em operação conjunta com as Secretarias de Saúde, Infraestrutura e as coordenadorias de Comunicação e Vigilância Sanitária, acompanhados pela Polícia Civil e imprensa, foram na tarde de hoje até a Lixeira Municipal averiguar a veracidade das informações.

Fotos: Sullivan Cesar

Foram encontrados vários medicamentos, materiais hospitalar e lixo hospitalar. Alguns dos produtos encontrados tinham validade até 06/2016 e muitos outros ainda no prazo de validade, sem falar no lixo hospitalar, que contamina o solo, o lençol freático e ainda pode causar acidentes. Pouco antes da produção do blog sair do local, foi encontrada uma caixa com vários recipientes contendo aparentemente sangue humano e muitas seringas usadas.

 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wandenberg Soares, será feito um Boletim de Ocorrência citando os crimes ambientais e posteriormente a comunicação ao Ministério Público para que providências sejam tomadas. O Subsecretário de Saúde, falou que será feita uma investigação para saber se realmente o material procede da saúde pública e um levantamento para orçar o valor do provável prejuízo para os cofres públicos. O coordenador da Vigilância Sanitária falou que todo o material será recolhido e posteriormente enviado para uma empresa especializada em incinerações de produtos hospitalares.
 
O blog Manaquiri Alerta, em uma matéria chamada Qual o destino do seu lixo?, datada de 15 de julho de 2011, fez uma denúncia parecida, relatando o descarte irregular do lixo, o que mostra que é um problema que já vem se arrastando a muito tempo.
 
Matéria: Haniel Cascais

12 comentários:

  1. Eu sabia que Jair Souto era mascarado,muita coisa vai mudar em Manaquiri pra melhor,essa nova administração tem que fazer denuncias mesmo,não pode passar a mão,vamos mostrar como ele deixou o rombo na prefeitura,tem muita coisa ainda pra se mostrar!!! vamos falar e denunciar manaquiri

    ResponderExcluir
  2. Por que era a irmã dele que trabalhava na saúde,Maria Souto teve muito roubo

    ResponderExcluir
  3. sempre falei desse lixo nunca achei certo agora a casa vai cair do Jair Souto

    ResponderExcluir
  4. O lixo hospitalar em questao foi recolhido da unidade de saúde do Estado, tem tudo comprovado, não tem nada de remedio do municipio não. O estoque municipal está todo registrado e é facil comprovar, basta fazer uma vistoria no local. A bioquimica responsavel Tania Monteiro está disponivel para esclarecimentos. É bom tomar cuidado antes de acusar qualquer pessoa, a justiça vale pra quem tem culpa ou má intençao e levanta falsas suspeitas ou testemunhas. Aguardem os próximos capitulos desta e de outras investigações...quem não deve não teme!!!

    ResponderExcluir
  5. Calma q tá tudo certo. Tudo muito bem. O antigo Prefeito caiu do Céu pos descuido. Nossa!

    ResponderExcluir
  6. Antes de procurar julgar ou criticar alguém procurem ter conhecimento, porque a falta do mesmo pode levar ao prejuízo... Aguardem! ����

    ResponderExcluir
  7. quem é o subsecretario que voce se refere Haniel? esqueceu de colocar o nome dele.

    ResponderExcluir
  8. O LIXO DE MANAQUIRI É UM EXEMPLO DO PROBLEMA DO LIXO EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO AMAZONAS
    Quanto ao problema do lixo de Manaquiri, e o material hospitalar que a atual gestão foi desencavar, e os medicamentos encontrados no lixão local, o ex-prefeito, Jair Souto, tem a declarar que:
    1. O problema sempre existiu em todos os municípios do interior e precisa de ações competentes efetivas, e não de sensacionalismo jogados irresponsavelmente à imprensa, pois, as soluções foram estudadas e os planos foram elaborados por nós, através do Plamsan, e entregues a atual gestão. O primeiro passo foi dado, agora, é preciso de ação e não de ficar jogando a culpa pra quem não tem e deixou pronta a solução com o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGRS), que é reconhecido pelo Governo Federal e especialistas de todo o Brasil. Com os planos em mãos os municípios vão poder receber e concluir até 2014 os aterros sanitários. Deixamos a área do novo aterro definida, com decreto assinado de desapropriação e previsão orçamentária. Fizemos a nossa parte e a gestão atual vai ter a oportunidade de fazer a sua concluindo o projeto. Inclusive, conseguimos pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), através do senador Eduardo Braga uma emenda de bancada no valor de R$ 44 milhões, para construir os aterros sanitários dos 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), onde Manaquiri está incluído.
    2. O lixo hospitalar, em todos os municípios, e em Manaquiri também, é enterrado nos lixões desde sempre, enquanto não se desenvolve no Estado um plano de gerenciamento de resíduos hospitalares, que já está sendo providenciado muito em breve com o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Estado.
    3. Os medicamentos encontrados estão sob investigação das autoridades locais e do Estado, serão esclarecidos os detalhes de origem e validade dos mesmos, porém, temos a informar que essa medicação fez parte de uma coleta de material solicitada pela direção da unidade hospitalar estadual instalada numa unidade de saúde municipal que foi cedida pela nossa gestão enquanto o prédio do hospital está em reforma.
    4. Quanto aos remédios de responsabilidade do município nada foi jogado no lixo, temos a informar que estão todos no estoque ou foram distribuídos, conforme pode ser comprovado na Unidade Básica Ampliada de Saúde (UBAS), que está disponível para qualquer vistoria dos órgãos competentes.
    5. O processo de transição de governo em Manaquiri foi um dos mais exemplares no estado e no país, quando foram entregues as prestações de conta, documentos, reuniões de esclarecimentos, e tudo dentro da Resolução emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE); inclusive, com as contas pagas e deixado dinheiro em caixa.

    ResponderExcluir
  9. Haniel voce como um blogueiro, precisa ser mais ágil em responder as perguntas que aqui fazem. Eu perguntei quem e o subsecretario de saúde que você cita na matéria? Ou você só fala o que lhe convém falar?

    ResponderExcluir
  10. Essa curupirada quer mesmo É IBOP.... vcs ja não conseguiram o q queriam? entaooooo...... meu povo, vao trabalhar , vao cuidar de dar continuidade ao excelente trabalho que o ex Prefeito Jair Souto deixou p o Municipio. fikdik.

    ResponderExcluir
  11. Chega de falar em lixo e vamos falar em limpeza. vamos fazer uma limpeza no pessoal do 15 e colocar só o pessoal do 28 ok....quem não fez por merecer não merece está la ....................outo dia eu volto

    ResponderExcluir