sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vazante parece ser grande esse ano

A vazante dos rios no Amazonas já causa medo a população ribeirinha. Há comentários que a seca deste ano pode ser record, mas especialistas afirmam que ainda é cedo para se falar em uma seca maior que a de 2010.



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou hoje ao blog Manaquiri Alerta que na última medição do nível do Rio Solimões do dia 05/10/2011, que nas proximidades do município de Coari o nível é de 5,22 m, na mesma data no ano de 2010 era de 3,35 m. Ainda segundo o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM Daniel de Oliveira, nessa última semana o nível do rio Solimões subiu cerca de 48 cm, mas de acordo com o mesmo deve acontecer o fenômeno do repiquete.

O certo é que o governo municipal já vem se preparando através da Defesa Civil de Manaquiri para atender a população ribeirinha nas suas necessidades básicas com medicamentos, alimentos e água mineral. O Coordenador Municipal de Defesa Civil Denílson Aguiar visitou ontem as comunidades do Cai N'água, Bom Intento e Paraná do Manaquiri, e viu que os rios do município ainda têm bastante água e pelo que tudo indica, de acordo com ele lá pelo final de outubro já tem água nova em Manaquiri.



Na orla da cidade de Manaquiri, já é possível observar flutuantes e barcos encalhados e nessa época do ano quase todos viram pescadores, pois a fartura de peixes é muito grande, mas de acordo com pescadores profissionais a quantidade de piranhas é monstruosa, o que causa perdas na pescaria, pois logo que um peixe cai na rede elas o devoram quase que instantaneamente.


Matéria: Haniel Cascais

Nenhum comentário:

Postar um comentário