sábado, 1 de outubro de 2011

Valores da Nossa Terra - Josué Macário

Iniciamos agora uma série de reportagens sobre a cultura artesanal de nosso município, vamos mostrar o artesão e seu artesanato como uma forma de incentivar o turismo e a produção de artesanatos no município de Manaquiri.

A primeira reportagem dessa série mostra a história e o trabalho do artesão Josué Macário, que é especialista na confecção de barcos, quadros, remos e outros objetos em madeira.



A história de Josué começa com a história de um antigo artesão do município que se chamava Jânio, conhecido também como Balão Mágico. Quando criança Josué tinha vontade de ter um barco de brinquedo, mas não tinha condições de comprar, foi daí que ao ver Jânio produzindo barcos Josué se inspirou e começou a construir o seu primeiro barco que foi confeccionado em isopor, tinha apenas uma tolda, com aproximadamente 30 cm, era a sua primeira obra e era o barco que ele usava para brincar.

Com o passar do tempo Josué foi se aperfeiçoando na confecção de suas obras e hoje se encontra entre os melhores artesãos do município.


Segundo ele, um barco de aproximadamente 40 cm leva em torno de um dia de serviço, isso se trabalhar o dia todo, mas como Josué também é funcionário público tem apenas 1 hora por dia e os fins de semana para confeccionar suas obras.

Ele cobra ainda incentivos na área do turismo, pois se o turismo recebesse mais incentivos em Manaquiri ficaria muito mais fácil os artesãos do município venderem suas obras.



Josué já vendeu suas obras para São Paulo, Rio Grande do Sul e até para os Estados Unidos. Ele deixa a seguinte frase para os jovens "Sonhos são para serem sonhados e temos que correr atrás para serem alcançados".

Para vendas,

Fone: (92) 8829-9028
End.: Rua Francisco Jacob, 109, Laranjeiras, Manaquiri/AM


Matéria: Haniel Cascais

Nenhum comentário:

Postar um comentário