A Aldeia Indígena Arajaí, que fica 3 horas e meia distante da sede do município de Manaquiri, recebeu no último dia 20 uma equipe do Projeto Rondon que foi realizar palestras e aprender um pouco sobre a cultura indígena amazonense.
A equipe foi recebida com muita festa e hospitalidade pela comunidade. Toda a aldeia foi mobilizada para recepcionar a equipe do Projeto Rondon, desde crianças a idosos, todos participaram na coleta dos materiais para a preparação do ritual de boas vindas.
O ritual de boas vindas contou até com a participação do Coordenador de Educação Indígena em Manaquiri, Sr. Jedeão Ramos de Lima, que é uma das principais autoridades do meio indígena do município. O mesmo tem trabalhado junto com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte - SEMECE, para promover o ensino no meio da cultrura indígena sem ferir ou alterar os ritos e tradições desse povo.
A Aldeia Indígena Arajaí tem um número aproximado de 115 indígenas que são chefiados pela Tuxaua Raimunda Almeida e fica na localidade Nova Canaã que tem como presidente o Sr. Horácio Ramos. Possui uma escola dirigida pela gestora Joelma Ramos que coordena 6 professores, 2 serviços gerais, 2 barqueiros, 1 secretária e 1 merendeira. A aldeia vive exclusivamente da agricultura, caça, pesca e do extrativismo e é rica em belezas naturais.
Matéria: Haniel Cascais